terça-feira, 13 de abril de 2010

Aparência

"Uma rosa vermelha absorve todas as cores,
menos a vermelha;

Vermelha, portanto, é a única cor que ela não é.
Essa Lei, Razão, Tempo, Espaço,
toda Limitação, cega-nos à Verdade
Tudo o que sabemos sobre o Homem, Natureza, Deus,
é apenas aquilo que eles não são;
é aquilo que rejeitam 
como repugnante."

(Aleister Crowley, Liber CCCXXXIII, Cap. 40)

Bom, como já disse o ocultista inglês Aleister Crowley, a imagem sempre ofusca, bem como a própria imagem de Crowley que todos têm como "O homem mais perverso do mundo", poucos vêem que Crowley foi um filosofo e crítico social que pregava o libertarismo buscando livrar as pessoas das amarras impostas pela sociedade e pela igreja.
Muitas vezes julgamos as pessoas pela roupa que ela usa, ou pela casa que ela mora, ao invés de julgarmos suas idéias e seus pensamentos, sua personalidade. Nossos olhos se tornaram um poderosa arma de destruição em massa e estamos os usando da forma mais errada possível.
A visão nos deixa cegos e os preconceitos impostos pela sociedade potencializam essa condição. A imagem ofusca nosso pensamento e somos cada vez mais guiados pelo impulso do consumismo desenfreado.
Como disse Crowley, tudo o que sabemos sobre o homem, natureza e deus é apenas aquilo que eles não são, e assim é na sociedade, nossos olhos enxergam o que as pessoas não querem ser, enxergamos o mundo da forma que ele não é, e vemos deus como aquilo que ele rejeita como repugnante. Será que a solução é fecharmos os olhos? Ou tirarmos as vendas que nos cegam?

"Faze o que tu queres será o todo da Lei."
"Amor é a lei, amor sob vontade."



Poema original:
"A red rose absorbs all colours but red;
red is therefore the one colour that is not.
This Law, Reason, Time, Space,
all Limitation blinds us to Truth.
All that we know of Man, Nature, God,
is just that which they are not;
it is that which they throw off as repugnant."

4 comentários:

  1. Ótimo texto Yago, acho que se pelo menos metade do mundo, ou só os que nos cercam tivessem isso como pensamento a ser seguido, dê repente fossem descobrir segredos, sentimentos ou algo realmente verdadeiro...

    ResponderExcluir
  2. Crowley era um idiota adorador de satã hedonista, bissexual, usuário de drogas, as ideias dele são tão perversas quanto ele, devia ter vergonha de citar o nome dele.

    ResponderExcluir
  3. Esse seu comentário mostra claramente uma imperiosidade e o seu preconceito em diversas áreas. Bem, "adorador de satã", se você parar pra pensar, os que mais o adoram são os evangélicos, pois sempre estão ganhando algum "troquinho" em cima dele. Usuário de drogas, já pensou em mídia? Na época dele, usar drogas era bem diferente do jeito "Narcotráfico" do séculos XXI, Não tinham noção dos efeitos colaterais,nem traficavam de modo "Capitalista", enfim, deveria se informar melhor e parar de ver Malhação,rs
    Bjsmeliga.

    ResponderExcluir
  4. Sim, ele era isso tudo, com exceção de adorador de satã, ele acreditava ser seu próprio deus e acreditava que somente o amor e a vontade podiam elevar o homem.
    Você tem direito de ter sua opinião, e eu tenho direito de discordar dela, Crowley foi um excelente filosofo e poeta, suas idéias foram e ainda são revolucionarias. Acho que você não deveria julgar as idéias dele dessa forma, pois apesar disso tudo, que na minha opinião não menospreza em nada o que ele foi, seus pensamentos continuam sendo sensatos e revolucionários.

    ResponderExcluir