terça-feira, 13 de abril de 2010

O estado laico e a imposição religiosa

Um estado laico é um estado sem influencia de religião, ou seja não concede privilégios a nenhuma doutrina religiosa e não difere os indivíduos por suas crenças, diferentemente do estado ateu que declara que deus não existe e proíbe a existência de religiões, como a extinta união soviética. O estado laico não proíbe e nem impõe a religião, apenas é independente dela. Em geral os paises ocidentais são laicos, inclusive o Brasil que é um estado declarado constitucionalmente livre de imposição religiosa.

Porem não é o que vemos por ai, No Brasil nós temos inúmeros feriados religiosos, temos aulas de ensino religioso, padres benzendo obras públicas, e até mesmo nossas cédulas que têm os escritos “Deus seja louvado” isso vai diretamente contra a idéia de um estado laico. Mas talvez você se pergunte: “Qual o problema nisso?” Tudo bem para mim não faz diferença, minha opinião não é influenciada pela mídia ou pelo estado, mas há um grave problema nisso, o atraso que a igreja causa. “Como?” Impedindo o estudo com células tronco, clonagem, ensino da teoria da evolução e principalmente a diferenciação entre ateus e religiosos e o preconceito com os não crente, como indica uma pesquisa realizada pela cnt-sensus, que mostra que 84% dos brasileiros votariam em um negro para presidente da república, 57% dariam o voto a uma mulher, 32% aceitariam votar em um homossexual, mas apenas 13% votariam em um ateu. Isso é extremamente grave, visto que a sociedade não julga o ateu como uma pessoa ética ou moral, pois o mesmo não tem “medo” de nenhuma punição divina , mas isso é assunto pra outro dia.

2 comentários:

  1. O controle da ICAR ao estado, se opondo às leis - como descriminalização do aborto - e à grande maioria da população realmente é um problema maçante da sociedade. O pior é que estão acostumados e não veem o mal que isso faz.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de aprofundar esse tema...
    Interessantíssimo, vou ler sobre e postarei mais alguma coisa, muito bom Yago!

    ResponderExcluir