domingo, 18 de abril de 2010

Ética e Moral

Ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Através do latim mos (ou no plural mores), que significa costumes, derivou-se a palavra moral. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade. (wikipedia) 

Moral deriva do latim mores, que significa "relativo aos costumes". Seria importante referir, ainda, quanto à etimologia da palavra "moral", que esta se originou a partir do intento dos romanos traduzirem a palavra grega êthica.
"Moral" não traduz, no entanto, por completo, a palavra grega originária. É que êthica possuía, para o gregos, dois sentidos complementares: o primeiro derivava deêthos e significava, numa palavra, a interioridade do ato humano, ou seja, aquilo que gera uma ação genuinamente humana e que brota a partir de dentro do sujeito moral, ou seja, êthos remete-nos para o âmago do agir, para a intenção. Por outro lado, êthica significava também éthos, remetendo-nos para a questão dos hábitos, costumes, usos e regras, o que se materializa na assimilação social dos valores. (wikipedia)

Sem duvida o que os religiosos mais contestam sobre as pessoas que não o são é sobre sua ética, será possível que ateus e descrentes tenham ética se eles não tem medo de uma punição divina? A minha resposta é sim, e para mim isso é a verdadeira ética, uma ética que não é imposta, que não sofre influencia de nenhum temor, que apenas é assim porque é o caminho escolhido e não porque alguém pregou que se não o fizesse seria punido pela eternidade por um ser castrador e impiedoso e ao mesmo tempo onisciente e bondoso. Será que talvez o que deva ser revisto é o significado de ética?

"Faze o que tu queres será o todo da Lei."

Yago Franco

Postagem modificada a pedidos.

2 comentários:

  1. "Fazes o que tu queres, há de ser tudo da lei."
    Thelema.

    É assim o correto, pois o numero de palavras tem que ser igual a 11. ^^

    ResponderExcluir
  2. A dita "ética do religioso" se chama moral.
    A ética é ética, no ponto em que o homem busca o sue próprio prazer com naturalidade.

    ResponderExcluir